Vai aqui a solução (walkthrough) do joguinho Submachine 5: the root. Clique no link abaixo para expandir.


Início
1. Comece clicando em todas as válvulas até aparecer a tela de início.
2. Pegue o bloco de notas no chão. Informações importantes serao anotadas automaticamente nele. Vá para a esquerda e abra a escotilha clicando nas alavancas posicionadas na sua lateral e depois na alça da escotilha. Desça até o corredor.
3. Vá para a esquerda e ligue o computador clicando no botão localizado debaixo da mesa. Leia tudo.
4. Vá para a direita, abra a porta para o Portal, vá até uma nova escotilha, desça por ela e vá para a direita até encontral um portal igual ao encontrado em Submachine 4..
5. Coloque o código 5-5-2 e ative o portal.

The Root
1. Se você quiser saber mais sobre o jogo, procure pelos cinco segredos. Um deles (1/5) está à esquerda do Portal, descendo umas escadas.
2. Siga à direita até encontrar uma rachadura na parede. Entre e note a pecinha amarela no chão (Lead Casing) após duas telas. Continue à direita até a sala cor de tijolo.
3. Note que o cilindro no chão contêm uma pequena escotilha. Abra-a como as escotilhas anteriores: clicando nas laterais e depois no meio. Abra o painel de energia. Clique na tomada para ligar as luzes do local.
4. Vá para a direita, desça a escada, vá para a extrema direita e suba a escada.
5. Abra a caixinha de metal. Vá para o final do corrdor e entre na sala. No chão desta sala, debaixo da cadeira, existe uma chave de boca.
6. Saia da sala e desça duas escadas. Vá para a esquerda e use a chave de boca nos quarto parafusos da caixa. Pegue a chave.
7. Suba as duas escadas novamente e entre na sala que tem os três armários (dois abertos). Use a chave no primeiro armário e pegue a placa (Cipher Plate 1).
8. Desça um andar e vá para a caixa que possui um monte de fios saindo. Note que ela possui duas entradas: a placa 1 pode ser inserida em qualquer uma delas para você ser teletransportado para outras salas.

Área 0,1
1. Deixe a primeira entrada vazia e coloque a placa 1 na segunda entrada (0,1). Aperte o botão.
2. Desça a escada e vá para esquerda. Pegue a placa 2 em cima da cadeira.
2. Vá para direita e desça atá o final. À esquerda, você pode abrir o painel com a chave de boca e pegar um segredo (2/5). À direita você irá encontrar uma sala com um recarregador.

Área 2,0
1. Volte para a caixa de transporte e coloque a placa 2 na preimeira entrada e deixe a segunda entrada vazia (2,0). Aperte o botão.
2. Abra a primeira escotilha, desça e aperte o botão de cima para deixar a agulha apontada para direita.
3. Vá para a próxima escotilha e faça o mesmo. Pegue a bateria (Empty Coil).
4. Faça o mesmo na terceira escotilha. Visite a sala ao lado, que tem a porta cheia de tijolos.
5. Volte para a área 0,1 (primeira entrada vazia, segunda com a placa 1).
6. Vá até recarregador, coloque a bateria e gire a manivela três vezes. Pegue a bateria.
7. Vá para área 0,0 e coloque a bateria na coisa laranja do chão à direita. Deixe a bateria lá.
8. Na área 2,0 à esquerda tem uma caixa. Aperte o botão da caixa para pegar o segredo (3/5).
9. Volte para área 0,0 para pegar a bateria.

Área 1,0
1. Vá para área 1,0. Desça a escada e vá para a direita. Coloque a bateria no negócio laranja no chão.
2. Vá para área 0,2 e anote os símbolos verdes nas telinhas. Na sala da extrema esquerda, há uma válvula. Abra-a. No lado esquerdo inferior do cano há mais um segredo (4/5).
3. Vá para a área 2,0 e note que o cano estourou os tijolos que tapavam a sala.
4. Pegue a jóia da sabedoria 2 (Wisdom Gem 2). Continue à esquerda e suba a escada. Na cadeira há mais um segredo (5/5).

Caixa de metal
1. Esta área tem quarto salas que ficam ao redor de uma quinta. Na quinta sala há uma coluna. Note que existem três buracos na parede. Olhando em cada buraco é possível notar um ponteiro em um círculo que pode ser alinhado a uma peça igual for a do círculo. Rode as válvulas dentro das outras salas para girar os ponteiros até alinhar todos com suas peças. Quando isso acontecer, a coluna se abrirá e você poderá pegar uma caixa de metal.
2. Não se esqueça de pegar uma lâmpada em uma das salas (a que não possui gradinha).
3. Vá para área 1,0 á direita. Leia a plaquinha marrom na banheira. Clique no topo da banheira e coloque a caixa de metal dentro da banheira. A caixa vai começar a se dissolver.
4. Abra a torneira da banheira usando a chave de boca. Clique no topo da banheira de novo, espere-a esvaziar e pegue a gema da sabedoria 1.

Área 2,1
1. Vá para área 2,1, vá para a direita e suba a escada. Aperte os dois botões para mudar a grade de lugar.
2. Siga á direita e desça a escada. Use a lâmpada no soquete.
3. Desça a escada e vá para esquerda. Clique nos símbolos na parede que forem iguais aos observados na area 0,2.
4. Desça pela escada que se formar.
5. Use a peça laranja (Lead Casing) no buraco de cima do pedestal da estátua. Repita nos outros dois buracos.
6. Desça e pegue a jóia da sabedoria 3. Volte para a caixa transportadora (aperte os botões de novo).

Fim
1. Vá para area 0,0. Vá para a esquerda até o portal.
2. Coloque o código 7-4-7 no portal e vá para a direita.
3. Abra a porta e coloque as jóias nos buracos.
4. Feche a porta e puxe a alavanca no painel.


34 comentários

  1. Anônimo // 9 de fevereiro de 2008 às 19:59  

    Parabens! sem o seu tutorial nao iriamos consseguir decifrar o objetivo do jogo.

    obrigado's

    gabriella e lucas

  2. Anônimo // 6 de março de 2008 às 22:37  

    kkkkkkkkkkkkkk q foda esse jogo ...sem vc nao terminaria msm!!!..vlw

  3. Unknown // 18 de março de 2008 às 11:13  

    Consegui com sua ajuda!!!!! Obrigada!

  4. Anônimo // 24 de março de 2008 às 22:43  

    Olá..fiz td certinho...mais quando chego na parte da grade, p descer as escadas n consigo colocar a lamapda no soquete..alguem me diga onde esta localizado..pois ja tentei em td quanto é canto e n obtive resultados!!Aguardo respostas..em meu email meiremps@hotmail.com

  5. nannicat // 6 de abril de 2008 às 14:44  

    olaaaa eu tava fazendo tudo certinho, mas quando peguei o segredo na cadeira, eu não entendi completamente nada, tá dizendo que nessa área tem uma parede com 3 buracos, mas infelizmente não achei esses três buracos que tem tipo um ponteiro, mas sem sua ajuda não teria nem conseguido entrar aqui, vou desistir do jogo porque to quase querando o pc de nervoso, se você puder me ajudar meu msn é nannicat@hotmail.com depois que me adicionar por favor apague meu comentário, até mais, valeu

  6. Anônimo // 16 de abril de 2008 às 01:57  

    Olá, então eu fiz tudo certinho, mas não entendi a parte dos 3 buracos na parede ... se puder me ajudar, me mande no meu e-mail: jakinha_japinha@hotmail.com
    Valeu, até mais...

  7. Anônimo // 10 de maio de 2008 às 15:19  

    Oi eu estava a fazer tudo bem mas kuand xeguei na parte de por a bateria no negocio laranja á direita nao enkontrei nada so mzm o karregador e aí n da para por a bateria di novo...me ajuda meu email a_tal_dama@hotmail.com

  8. Anônimo // 16 de maio de 2008 às 17:52  

    olá ... me responde por favor .!. como eu ponho a lampada no soqueteee ?? me responde plz !!

  9. Unknown // 14 de julho de 2008 às 12:40  

    cara..show...

    so nao achei o primeiro segredo...qdo vc faz o primeiro trasnporte no portal..so vai pra dir. nao tem escada a esquerda...qto ao amigo que nao achou onde por a bateria...é um negocio que fica no chao...é laranjado...parece um aspirador de pó!!!

  10. Carlos Hotta // 14 de julho de 2008 às 12:43  

    MAninho, pode procurar que a escada está lá, só é difícil de ver... passe o mouse na região da esquerda, perto do chão, e ele deve indicar algo.

  11. Anônimo // 18 de julho de 2008 às 14:11  

    Eii
    naum intendi depois da hora q pega o 5/5 segredo

    ele naum fala aonde deve ir

    alguem ajude

  12. Kim the Fox // 26 de julho de 2008 às 19:35  

    bgd pelo tutorial! mto bgd! valeu! sem ele nao teria conseguido!

  13. Kim the Fox // 26 de julho de 2008 às 19:43  

    gostei mto do tutorial sobre o jogo submachine 5:the root. mas vc poderia dizer a soluçao do jogo brain hotel? esse jogo quebra minha cabeça e queima meus neurônios!

  14. Anônimo // 28 de julho de 2008 às 14:28  

    Gostei do tutorial, mas depois de pegar o segredo da cadeira eu não entendi nada também! Por favor, se alguém puder me ajudar, meu e-mail é math.fire@hotmail.com

  15. Anônimo // 1 de agosto de 2008 às 13:20  

    Coma abrir a valvula da area 1,0?

  16. Flá // 1 de agosto de 2008 às 17:33  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  17. Slina // 2 de agosto de 2008 às 13:14  

    Oi gente. Consegui finalizar o jogo Submachine 5. Maravilhoso !!!!
    Para a galera que não consegue pegar a caixa de metal... é só ir para a área 1,2, que é a área correta ... (descobri isso passeando pelos cenários...rs). E seguir as instruções.

    Beijos para todos .....
    Sheila Lina.

  18. Anônimo // 2 de agosto de 2008 às 16:28  

    Genti mi ajudem por favor...sheila aonde é a area 1.2?

    rsrs

    diskulpaa u inkomodoo
    bjaum

  19. Slina // 5 de agosto de 2008 às 20:45  

    Oi Anônimo, tudo bem ?!

    Vá para a caixa de transporte, coloque a chave n° 1 na primeira entrada e a chave n° 2 na segunda entrada e clique no botão. Vc vai parar na tal área que tem 05 salas; 04 salas que giram ao redor da quinta. Daí, vc segue as instruções do nosso amigo, acima e pronto !

    Imagina, não é incômodo ajudar !
    Caso vc precise de mais ajuda.... é só falar, ok ?!
    Beijos....
    Sheila Lina.

  20. Anônimo // 10 de agosto de 2008 às 16:22  

    muito obrigado eu ñ consiguiria sem sua ajuda. eu tive alguma dificuldades porque as vezes não conseguia entender porque teve uma parte que não dizia para onde ir, meus párabens a todos que conseguiram completar o jogo e para as pessoas que escreveram isso e muitíssimo obrigado a todos

    ass.Mateus e Angela

  21. Unknown // 11 de agosto de 2008 às 14:55  

    caara, seem a suaajuda eu naaum conseguiriia de jeeito neenhum, porque a miina parede de tiijolos nunca estorava..
    brigadãao, beeijoos.

  22. Anônimo // 15 de agosto de 2008 às 16:38  

    A parede não estorou quando quando eu abri a maçaneta.

  23. Anônimo // 17 de agosto de 2008 às 21:02  

    ñ consegui encontras duas peças laranjas (Lead Casing)e ñ deu p finalizar.
    obrigada

  24. Anônimo // 15 de julho de 2009 às 21:47  

    Olá galera, consegui finalizar, ví uns comentários de gente que não sabe onde por a lampada: o soquete fica do lado esuqerdo da sua tela onde está meio escuro. E depois de pegar o segredo 5/5 vá para o transportador, não me lembro a área mas vá trocando as placas como se fosse mudar de área, até chegar numa sala cor madeira, lá vocÊ verá que se vocÊ sair clicando nas portas, irã tipo: andar em contorno. O resto vocÊs devem saber, TUDO DE BOM PRA VOCÊS ;) "" !

  25. Anônimo // 16 de julho de 2009 às 17:07  

    CARAMBA QUE JOGO DIFICIL SE NAO FOSSE ESTAS DICAS EU TV GARRADA AINDA

  26. Anônimo // 21 de julho de 2009 às 20:38  

    oi!olha valeu mesmo eu nam consegui esse game por dois meses!!!e p quem nam achou todas as Lead Casing , relex!é uma única peça!!vc tira ela da primeira parte e poe nas outras!

    biinha

  27. Unknown // 9 de agosto de 2009 às 01:52  

    e vlw pela ajuda :D


    fiquei 2 horas nisso

  28. Daniel Freire // 25 de novembro de 2009 às 19:35  

    ai pessoal, valeu mesmo pela tutorial. consegui finalizar, mas está faltando descobrir o que fazer com as bolinhas, e como fazer para entrar na sala com lanças (área 2,1).

    Abraço a todos!!!

  29. Daniel Freire // 25 de novembro de 2009 às 19:58  

    ai pessoal, fiquei tã curioso pra saber o que fazer com as bolinhas que nem me dei conta que dps de detonar, vc usa as bolinhas numa sala especial.

    fui afobado d+ pra perguntar. mas ainda não consegui entrar na sala que tem lanças na frente (sala da estátua de cachorro). quem puder dizer ai como entrar lá...

    Abraços

  30. Debóra! // 26 de fevereiro de 2010 às 21:00  

    Eu nao consigo fazer praticamente nd!!!!

    Alguem me ajuda por favor!!!
    Não consigo sair do 2º segredo!!




    Obrigada
    Abraços!!

  31. Anônimo // 8 de maio de 2010 às 20:22  

    nossa!!! que jogo complicado fiquei 2:00 no pc mas consegui!!! vlew mesmo

  32. Anônimo // 2 de novembro de 2010 às 11:22  

    naum consigo girar akelas massanetas naquele quarto que tem os tres buracos na parede alguem pode me ajudar??bjxxx*__*

  33. Anônimo // 31 de janeiro de 2011 às 12:09  

    Gente ! Eu descobri como se acessa a sala secreta ! É muito fácil! Depois de detonar o jogo, vá na opção terceira opção, que diz alguma coisa sobre explorar segredos, aí você é mandado para o começo do jogo. Note que no seu inventário vai aparecer um item chamado "Secret Location" onde você pode acessar os segredos!

  34. Letícia Martins // 9 de setembro de 2011 às 22:02  

    aonde é a caixa de metal ?